terça-feira, 9 de outubro de 2007

Eficiência energética na Europa: "Cada dia que adiamos é um erro"


(veja video)
Foi esta a mensagem deixada pelo Comissário da Energia, Andris Piebalgs, no encontro entre a Comissão da Indústria e Energia do PE e representantes dos parlamentos nacionais, nos dias 24 e 25 de Janeiro. Numa altura em que a Europa enfrenta os efeitos das alterações climáticas, os elevados preços do petróleo proveniente de Estados instáveis e a "disputa do gás" entre a Rússia e países vizinhos, melhorar a eficiência energética e coordenar a abordagem europeia nunca foi tão importante como hoje.

Em 2030, a UE deverá importar 90% do petróleo e 80% do gás natural que consome, grande parte do qual provém de regiões instáveis, como o Médio Oriente. Os receios sobre os fornecimentos energéticos foram agravados com o recente corte do abastecimento pela Rússia e a sua disputa com os países vizinhos e pela crescente tensão com o Irão. Na abertura do debate, o Presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, afirmou que tudo isto veio "demonstrar a vulnerabilidade da Europa” num mundo em que “a energia será cada vez mais utilizada como uma arma”.

A tecnologia poderá abrir caminho à eficiência energética

A boa notícia é que as reservas de petróleo e de gás natural não dependem apenas do que se passa no campo geo-político – as pessoas podem ter, no seu dia-a-dia, um impacto enorme na poupança de energia. Actualmente, os edifícios europeus consomem cerca de 40% de toda a energia utilizada na UE e as casas privadas gastam dois terços do total. O simples facto de mudarmos para lâmpadas de baixo consumo, que gastam cinco vezes menos electricidade do que as normais, pode fazer uma grande diferença. 10% da energia total que gastamos em casa é consumida aos deixarmos alguns electrodomésticos em "stand-by", como as televisões e os vídeos. Para além disso, "já existe" tecnologia prática e com provas dadas para nos ajudar a poupar nas contas de aquecimento, refere Andrew Warren, da ONG europeia do sector da construção “Euro ACE”.

A importância da tecnologia para aumentar a eficiência energética é defendida pelo eurodeputado espanhol do Partido Popular Europeu Alejo Vidal-Quadras, o relator da Comissão da Indústria e Energia do PE sobre este assunto. O eurodeputado destaca a contribuição que a tecnologia pode dar no combate às alterações climáticas e critica as tentativas de limitar os investimentos da UE na área tecnológica nas próximas Perspectivas Financeiras 2007-2013.

Cerca de 70% do petróleo utilizado na UE vai para o sector dos transportes, sendo os automóveis responsáveis por metade da energia consumida neste sector. A eficiência dos carros em termos de combustível melhorou bastante devido a um acordo voluntário com a indústria automóvel no sentido de reduzir o consumo de combustível dos veículos – em 2008-2009, os carros serão 25% mais eficientes no uso do combustível do que em 1998. No entanto, o número e utilização crescentes de automóveis irá provavelmente reduzir estes ganhos e o recurso a outras medidas (como os impostos sobre os combustíveis) será uma opção a considerar para melhorar a eficiência energética.

Fonte: Parlamento Europeu