quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alteração da aula


Aviso: Na segunda-feira, dia 19 de Outubro, entre as 11 e as 13 horas vai decorrer a aula teórico-prática. Na terça-feira, dia 21 de Outubro, entre 10:30 e as 12:30, vai decorrer a aula teórica.

Consumo de petróleo com maior queda dos últimos 27 anos


TVI 11-06-2009

O consumo mundial de petróleo caiu 420 mil barris por dia (bpd) em 2008, a maior queda anual desde 1982, revelou quarta-feira a petrolífera BP no seu relatório anual sobre energia mundial.
A queda ficou a dever-se sobretudo aos países desenvolvidos, cuja diminuição na procura mais que compensou o crescimento registado nas economias emergentes, particularmente a China, que consumiu mais 260 mil bpd.
No conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o consumo caiu um milhão e meio de barris diários, sendo que só os EUA foram responsáveis por uma descida de 1,3 milhões de barris. Os Estados Unidos são o maior consumidor mundial de crude.
A queda da procura nos países desenvolvidos coincidiu com o pico dos preços, que atingiram um recorde perto dos 150 dólares em Julho do ano passado, antes de voltarem a cair para cerca de 30 dólares no final do ano, devido à crise financeira e à queda da procura.
Reservas existentes chegam para cobrir procura nas próximas décadas
«Em 2008, o mundo já não enfrentava uma insuficiência de abastecimento porque o crescimento da produção superava o do consumo para todos os combustíveis fósseis», afirmou o presidente executivo da petrolífera britânica, Tony Hayward, numa nota introdutória. De resto, os dados da BP mostram que a produção aumentou 380 mil bpd em 2008 para um total de 81,8 milhões de barris diários.

«Os nossos dados confirmam que o mundo tem reservas provadas de petróleo, gás natural e carvão suficientes para satisfazer as necessidades mundiais durante décadas. Os desafios que o mundo enfrenta no que respeita ao aumento da produção para fazer face à futura procura não estão debaixo da terra, estão à superfície», acrescentou o líder da BP.
As reservas mundiais provadas de petróleo recuaram três milhões de barris para 1.258 mil milhões no final de 2008.
Produção da OPEP subiu 990 mil barris por dia

Apesar de a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter cortado a produção no final do ano passado, ela registava ainda um aumento de 990 mil bpd.
A Arábia Saudita, o maior membro da OPEP, extraiu 400 mil bpd a mais e a Rússia, que não pertence ao cartel, produziu menos 90 mil barris, naquela que foi a primeira queda desde 1998.

O México foi quem registou a maior queda de produção de petróleo: 310 mil bpd.