terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cavaco Silva quer consumo racional e eficiente de energia no Palácio de Belém


29.01.2008
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, preside amanhã à apresentação da auditoria energética que mandou promover ao Palácio de Belém, para conseguir uma maior racionalização e optimização da energia nos edifícios do complexo presidencial.
A auditoria surgiu por ocasião das II Jornadas do Roteiro para a Ciência, em Março, altura em que o Chefe de Estado visitou alguns “bons exemplos” na área das energias limpas e renováveis.

O INETI, a EDP e a Galp aceitaram o desafio de Cavaco Silva para fazerem o diagnóstico e apresentarem medidas para melhorar o desempenho energético do Palácio de Belém.

A auditoria energética foi efectuada nos 18 mil metros quadrados de superfície do Palácio de Belém nos últimos cinco meses.

"O objectivo do Presidente da República foi de dar o exemplo e conseguir ao mesmo tempo obter uma redução efectiva e significativa da factura energética e das emissões de CO2", afirmou.

Entre as medidas a adoptar no Palácio de Belém destacam-se alterações de funcionamento e de comportamento, racionalidade e optimização de consumo e novos equipamentos.